VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

INALADOR NATURAL? VÁ PARA A PRAIA!

Inverno, tempo seco. Dicas de inalação caseira
Inverno, tempo seco; me lembro do viver na cidade de São Paulo, irrespirável nesta época.
Uma colega, quando ainda morava em Itú, interior de...

Inverno, tempo seco; me lembro do viver na cidade de São Paulo, irrespirável nesta época.
Uma colega, quando ainda morava em Itú, interior de São Paulo, disse que lá, no inverno, acresce o problema da queimada da cana de açúcar, plantações que cobrem horizontes extensos em 360 graus, vistos dos dois lados das estradas, seguindo curvas e retas. 
O fogo seca ainda mais o ar do entorno e levanta uma nuvem, avistável a quilômetros, nuvem que se espalha, como tentáculos que se multiplicam e se desfazem, espargindo negrume.
Queimada da cana de açúcar no interior de são pauloPara não se sujar com a fuligem, que pairava como neve negra em todo o ar, fina e grudenta, andava na rua com guarda-chuva. Costume do lugar, das cidades que convivem com a maldição do ar que, ao invés de animar a vida, craquelar por dentro.


GOSTOU? COMPARTILHE

Quando tivemos a grande seca e a crise hídrica, o nariz dela sangrava. Dela, somente, não. Das pessoas que lá viviam, efeito da secura do tal ar, feito de mistura para não ser respirada. 
Não é novidade. Em São Paulo, pequenas hemorragias são comuns. Com a dificuldade, comprei um umidificador de ar, para dormir melhor, à noite.
Em Brasília é costume antigo espalhar bacias com água pela casa.
Outro colega, quando criança, tinha bronquite. Recomendação médica?
Ir à praia, uma vez por semana. Ou quando pudesse. O efeito do ar, mais úmido (e limpo) é o mesmo que uma inalação. Inalação natural.
A filha de uma amiga tinha asma. Outro médico recomendou a mesma coisa: "Vá à praia."
Por menos que chova, aqui há sempre o sereno, estranho elemento, hoje, na antiga "cidade da garoa".
Verdade! Quando criança, toda mãe recomendava às crianças para não brincarem no sereno. Em São Paulo, hoje? Isso não existe mais. 


SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.

Entretanto, já foi tema de músicas, a mais famosa, talvez, a cantada por Pena Branca e Maria Bethânia, de Antonio Almeida, Serenô. Assim mesmo, com um acento forte e fechado no "o" (serenô). Lembra-se da letra? Está aí embaixo.
Entre outras composições sobre a umidade noturna vem a mim, em lembrança, Sereno da Madrugada, na voz de Tonico e Tinoco (trouxe a letra, também).
Sereno da madrugada do interior e das praias, da São Paulo já esquecido.
O sereno (ou orvalho), aqui em Itanhaém, com tantos rios e mata e mar, faz as noites úmidas, assim também as manhãs, e o ar - elemento sempre ignorado se não estranho, prejudicial ou incômodo -, agradável.
Filtrado pelas luzes dos postes, é uma garoa finíssima ou nevoeiro dançante. Bonito de ver, deixa lembranças, "pérolas" e "cristais" sobre as folhas das plantas, apreciáveis pelas manhãs.
Está difícil respirar?
Vá para a praia!

Serenô
Pena Branca, Maria Bethânia
Compositor: Antonio Almeida

Serenô, eu caio, eu caio,
Serenô deixa cair,
Serenô da madrugada
Não deixou meu bem dormir.

Minha vida, ai, ai, ai,
É um barquinho, ai, ai, ai,
Navegando sem lente e sem luz.
Quem me dera, ai, ai, ai,
Que eu tivesse, ai, ai, ai,
O farol de teus olhos azuis.


Sereno da Madrugada
Tonico e Tinoco


Sereno da madrugada como é triste
Como a voz que acompanha o som da lira
Faiz lembrar daqueles tempos já passados
Que minha'lma de paixão "inda" suspira
Eu também já fui amado e fui querido
Hoje eu vivo neste mundo desprezado
Nem a morte me tira esta triste sina
Aqui acha um coração abandonado
Tu és rica de amor e pode gozá-lo
Eu sou pobre, minha jura num tem valor
Com orgulho tu despreza quem te ama
Algum dia sofrearás a mesma dor
Adeus mundo de ilusão e de mentira
Adeus morena, seu desprezo e que me mata
De saudade e de paixão eu vou morrendo
Adeus, adeus, para sempre adeus ingrata.



GOSTOU? COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR

 

Gostou? Comente, compartilhe, inscreva-se para receber publicações.

Não gostou? Comente. Seu comentário ajudará a mim e àqueles que lerão o texto depois de você.

Me redimo de qualquer deslize, agradeço e tentarei ser melhor, da próxima vez. 


 Obrigada pela visita!

QUER RECEBER DICAS? SIGA O BLOG. 

SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:

CHAPÉU DE PRAIA

MEU QUADRADO

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para comentar, criticar, elogiar, enviar sugestões ou dúvidas.

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Nada vale um coração tranquilo.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog