VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

sábado, 10 de novembro de 2007

DÓLO, NÃO DÔLO!

Entre tantos alunos, lecionando-se por tantos anos, as lembranças confundem-se.

Mas os episódios passados entre professor e aluno ficam marcados.

Nunca esqueço da primeira vez, no primeiro ano, quando lhe fiz uma pergunta, e o professor me corrigiu.

Eu havia dito "dôlo", ao invés de "dólo".

Daí em diante, nunca mais incorri nesse erro.

Ao contrário, quando diziam "dôlo", eu corrigia: dólo!

A resposta ao reparo, invariavelmente, questionava a fonte.

Então, eu remetia-me à primeira correção, inserindo todo o tamanho do professor Helcio para corroborar a minha afirmativa.


Assim foi.

Agora, quando vejo colegas dizendo "dôlo", no quarto e penúltimo ano, e outros professores corrigindo-os, sinto um aperto no coração e um sentimento de gratidão invadir-me.

Sua voz, lá do primeiro ano, repete:

- "Dólo", não "dôlo"!


Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.

Conheça mais. Faça uma visita blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567
Pergunte, comente, questione, critique.
Terei muito prazer em recebê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para comentar, criticar, elogiar, enviar sugestões ou dúvidas.

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Nada vale um coração tranquilo.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog