VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A VARANDA, A CHURRASQUEIRA E OS OUTROS APARTAMENTOS


Pode ter churrasqueira em varanda de apartamento?
A mulher por uma, duas vezes, utilizou-se da churrasqueirinha elétrica e serviu os quitutes na varanda. Convidou amigos, parentes. Os elogios vieram, regados a cerveja e caipirinha. Estava certo: sua varanda seria...
o novo ponto de encontro dos amigos.
Empolgou-se: Comprou tábua de carnes, espetos, apetrechos, carvão. Encomendou uma churrasqueira maior. Maior é pouco. Grande, linda. Poderia atender a todos os amigos, com fartura: picanha, linguiça, asinha de frango, pão de alho. Já via as costeletas douradas! Para o domingo próximo o programa já estava definido.
Dias depois, uma surpresa:
a síndica notificou-a. Não poderia utilizar-se da churrasqueira nova.

GOSTOU? COMPARTILHE

- Como não? Não, não pode. É contra as regras do prédio. Eu faço churrasco, pois a varanda é minha. O apartamento é meu! Não pode. Está nas regras do condomínio. É um absurdo! Não poder fazer churrasco na minha varanda! Para quê eu tenho varanda, afinal? Se a senhora usar a churrasqueira, será multada.
No dia imediato está a mulher no Juizado Especial Cível.
- A síndica do prédio teve a audácia de me proibir de usar a churrasqueira. Onde já se viu? Cadê a regra que diz que eu não posso usar, se a varanda é minha? A sua varanda tem chaminé? Não, não tem. Em que andar a senhora mora? No sétimo. É cobertura? Ora essa, é não! Não, minha senhora, não pode. Isso pode prejudicar a saúde dos demais moradores. Como assim? Onde já se viu isso? Já pensou a senhora se existe uma criança, um idoso, alérgico à fumaça? Isso é contra as regras de vizinhança, está descrito no Código Civil. Eles que fechem as janelas. Os andares acima do meu tem janelas nas varandas. Que fechem as janelas! Não é somente quanto aos andares de cima. A fumaça pode entrar nos demais apartamentos, mesmo os dos lados. É preciso respeitar o direito dos outros. E o meu direito de fazer churrasco?
- Mas é só fechar a janela! Eles podem fechar as janelas e aí eu não incomodo ninguém. Senhora, e num dia de muito calor, como fica? Ah! Isso já é demais! Para quê eles têm janela, então? Só por causa disso eu não vou poder fazer churrasco? Como é que quem tem varanda faz churrasco e eu não posso? No seu prédio? Não. No dos outros. Hoje todo mundo faz churrasco na varanda. Eles devem ter chaminé. Uma churrasqueira a carvão faz muita fumaça!
A escrevente lê a Ata, lê o Regulamento. Encontra: “O proprietário de uma unidade está proibido de proceder de modo a interferir prejudicialmente na segurança, no sossego e na saúde dos moradores das demais unidades residenciais, seja pela utilização de equipamentos, utensílios ou outros métodos.”
- Aqui. Achei! Mas aí não está escrito “churrasqueira”! Não é preciso, minha senhora! Utensílios, equipamentos... Não. Churrasqueira é churrasqueira. E aí não está escrito "churrasqueira". Quero entrar com uma ação para poder usar a minha churrasqueira.
- Senhora, defina churrasqueira.

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR

 

Escreva, comente. Se para elogiar, obrigada. Mas posso ter pecado e truncado o texto, cometido algum erro ou deslize (não seria a primeira vez). Comentando ajudará a mim e àqueles que lerão o texto depois de você. Culpa minha, eu sei. Por isso me redimo, agradeço e tentarei ser melhor, da próxima vez. 


 Obrigada pela visita!

QUER RECEBER DICAS? SIGA O BLOG. 

SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:

CHAPÉU DE PRAIA

MEU QUADRADO

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para comentar, criticar, elogiar, enviar sugestões ou dúvidas.

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Nada vale um coração tranquilo.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog