VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

segunda-feira, 21 de março de 2016

TELEPATIA? NÃO, É SÓ O EFEITO “QUAL É A MÚSICA”. Isso já aconteceu com você?

Ao mestre, com carinho: transmissão de pensamento ou telepatiaO chefe se levanta, dá dois passos e observa: “Sabe que me deu vontade de ouvir uma música?”
Sem titubear, respondo: “Ao mestre, com carinho”.
Congelado, atônito, ele pergunta: “Como você chegou à conclusão de que era essa a música?”
Caramba! Eu sabia a música porque também estava com vontade de ouvi-la. Sabia, também, o porquê de nós dois querermos ouvir a mesma canção, que não toca nas rádios (nem em filmes ou novelas) hoje, mas já fez muito...
sucesso.
A explicação é simples. Trabalhamos com fundo musical. Em dois acordes ouvidos segundos antes, exatamente iguais aos primeiros da velha canção, na mente recordei a continuação da melodia: lalalaraaaá, lá, laralá... e fiquei frustrada.
Enquanto curtia minha frustração, veio a pergunta. Ele não sabia o que lhe trouxe a recordação, mas as duas notas foram tocadas exatamente iguais à saudosa música tema do filme, que assisti (assistimos) várias vezes.
Música: transmissão de pensamento
Não houve transmissão de pensamento, leitura de mente, telepatia, nada de extraordinário, sobrenatural ou bruxaria. Apenas o efeito “Qual é a música?”, que ocorria no programa apresentado pelo Silvio Santos. Dois acordes bastam para ressuscitar melodias marcantes. É o que ocorre, também, na brincadeira em que alguém elege uma palavra e os outros têm que cantar uma música.
Em geral, não percebemos o gatilho que nos traz lembranças e sensações do fundo da alma (ou do subconsciente). Aroma, som, gesto, forma, cor, frase, sabor, sombra, brilho, toque. Associamos emoções e sensações aos nossos sentidos e, via de regra, a coisa flui naturalmente, sem nos darmos conta do que aconteceu.
Neste caso, a passagem se deu, para mim, de forma consciente. Se não desmistificasse o fenômeno (natural), como explicaríamos a “adivinhação” e a “coincidência”?
Com certeza, sem uma explicação lógica e razoável, estaria em palpos de aranha (*).
(*) Eu disse “palpos de aranha”, mesmo. Dê uma olhadinha na postagem É ERRADO DIZER PAPOS DE ARANHA? ERRADO ESTÁ QUASE TODO MUNDO: CUSTA PESQUISAR UM POUQUINHO?, disponível em http://gramaticaequestoesvernaculas.blogspot.com.br/

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR

 

Escreva, comente. Se para elogiar, obrigada. Mas posso ter pecado e truncado o texto, cometido algum erro ou deslize (não seria a primeira vez). Comentando ajudará a mim e àqueles que lerão o texto depois de você. Culpa minha, eu sei. Por isso me redimo, agradeço e tentarei ser melhor, da próxima vez. 


 Obrigada pela visita!

QUER RECEBER DICAS? SIGA O BLOG. 

SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:

CHAPÉU DE PRAIA

MEU QUADRADO

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para comentar, criticar, elogiar, enviar sugestões ou dúvidas.

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Nada vale um coração tranquilo.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog